sábado, 9 de abril de 2011

A NOVA FUNÇÃO DA MÚSICA


O mercado da musica vaporizou. Hoje em dia não se vende mais música do jeito que vendia. É muito raro alguem comprar um cd. E pra se reinventar a gente tem que descobrir o valor comercial da música. Socialmente e comercialmente a música mudou de função. Hoje temos várias profissões que está intimamente ligada a esse oficio.
Por exemplo: um músico diz "vou tocar amanha com tal cantora, em tal banda, vou tocar num show". E agora um DJ também fala isso. Existe shows de DJs. Daí eu fico pensando, ele diz que toca porque provavelmente ele aperta aquela tecla "play". Não quero desmerecer de jeito nenhum, porque tem um grande mérito o trabalho do DJ. Mas como é esse trabalho? Não foi ele que tocou necessariamente o instrumento. Ele pode atuar como arranjador fazendo um mosaico de sons, mas qual é o nome dessa pratica musical?
E isso é tudo um reflexo de um mercado que expande por um lado e se retrai por outro. Por isso que eu acho que a parte artistica vai ter que se reinventar. A gente vai ter que descobrir com essa nossa nova função, o valor que temos e como é que a gente vai se vender nesse mercado.
Tudo tá mudando e vai mudar cada vez mais e uma coisa posso perceber: o nosso mercado se diluiu, na medida que a gente quase nao tem mais lojas apenas de cds. A loja de cd praticamente acabou. Agora se vende em livraria, posto de gasolina, loja de departamento. Por isso repito que isso é sinal que a nossa função mudou.
Acho que hoje em dia todo mundo assiste música, não ouve. Já repararam isso?
É sinal dos tempos e temos que achar o nosso lugar nessa nova configuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário