terça-feira, 31 de agosto de 2010
IRVING BERLIN E ARCHANJO JUNIOR
Irving Berlin disse através de suas canções tudo o que tinha a dizer. Nas raras vezes em que abriu a boca pra imprensa, suas frases sempre começavam com "não". Por exemplo: "Não sei ler uma nota de musica. Apenas rumino a melodia, geralmente no chuveiro, e depois acerto no piano, que aprendi sozinho." A partitura quem escrevia era algum secretario.
Com todas essas limitações, a obra de Irving Berlin faz frente à de Cole Porter, George Gershwin, Richard Rodgers, Harold Arlen, todos músicos completos.
Encontrei uma pérola dessas em Rio Claro: Archanjjo Junior. Ele tambem nao escreve partituras e uma vez disse que nao era pianista e sim pianeiro. Algo assim, nao me lembro bem. Achei graça.
De onde Archanjo Junior tira tantas melodias? Tal abundancia de beleza de melodia e letra é quase anormal. Mas atraves de Irving Berlin pude compreende-lo um pouco melhor. Genio é assim mesmo, não se explica.
E aqui vai meu apelo: Archanjo Junior, coloque mais musicas no myspace!!!
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
7 Chuvas desaba em Rio Claro
Inverno. Tempo seco. Aqui na cidade até se fala em estado de emergencia. Não chove. Precisa chover. E de repente ouço uma voz encantanda entoando "Se quando chover...você chorar..quando molhar você sorrir"...é o anuncio de "7 CHUVAS" de Bruna Moraes e Italo Lencker desabando em Rio Claro.
Bruna tem domínio do palco. Foge do obvio e marca presença com sua música que logo vai ser cotada como uma das grandes canções brasileiras. Já nasceu um classico do nosso cancioneiro.
Mas ela vai além. Escreve, decifra, devora. Seu mundo de letra e música me faz pensar que não estou só nessa jornada. Momentos assim, vendo e ouvindo sua música, recompensam todo o resto.
Fiquei surpresa quando soube que ela esta nesse mundo há pouco tempo. Então refleti e cheguei a conclusão que o papel principal da idade é mais para nos enlouquecer, nos deixar angustiados, contando o tempo. Lembrando que o tempo passa e, que só depois de alguns anos, percebemos o quão rápido ele vai embora. De resto, são só números.
A questão da idade realmente é secundária. O que importa é a sensibilidade.E enquanto descobrir pessoas como a Bruna, sinto que tudo tudo tudo vai dar pé.
Que ela transforme chuvas e tempestades em melodias.
Nós agradecemos.
Assinar:
Postagens (Atom)